É um nematelminto característico por apresentar um com duas partes distintas, uma anterior afilada correspondendo a aproximadamente dois terços do seu comprimento e outra posterior, dilatada. A parte anterior compreende apenas o esôfago do tipo tricuriforme e a posterior abriga os demais órgãos dos aparelhos digestório e genital. os ovos Medem de 45 a 65 m de comprimento por 20 a 25 m de largura, com aspecto típico de barril ou bola de futebol americano e massa mucóide transparente nas duas extremidades (opérculos polares).
Transmissão: Passivo oral. Os ovos contendo larva infectante no seu interior são extremamente resistentes no meio ambiente, assim tendo a chance de serem disseminados pela água e mais raramente por manipulação destes locais ou pelo vento, contaminando alimentos e ou água, sendo então ingeridos.
Ciclo biológico: Ciclo monoxênico; a fêmea produz grande quantidade de ovos (3.000 a 14.000 /dia) que chegam ao exterior junto com as fezes. Em condições adequadas com temperatura em torno de 20º C a 30ºC, alta umidade, a massa de células dá origem a uma larva infectante no interior do ovo em torno de 10 a 15 dias, porém, em condições menos favoráveis, este período pode chegar a 30 dias. Em experiências laboratoriais, alguns ovos se mantiveram viáveis por até 5 anos, o mesmo podendo acontecer no meio ambiente. Os ovos contendo a larva infectante são ingeridos pelo hospedeiro , sofrem o ataque das secreções gástricas e intestinais, o que determina a eclosão larvar no intestino delgado por um dos pólos do ovo. As larvas após a eclosão, migram para o ceco penetram nas criptas glandulares, onde evoluem para estágio seguinte em período médio de 2 dias, após retorno à luz intestinal, fixam-se a mucosa do intestino grosso, principalmente em ceco, através de sua extremidade anterior e em torno de 70 a 90 dias, as fêmeas fecundadas iniciam sua oviposição. A longevidade dos adultos pode chegar a 6 a 8 anos, tendo porém em média apresentam média de 3 anos.
Profilaxia: Conhecer a situação epidemiológica e definir o problema. Todas as medidas a serem tomadas, são semelhantes ao comentado na ascaridíase.
Nenhum comentário:
Postar um comentário